Viajar tem um significado muito mais profundo quando buscamos algo novo. O aprendizado que se obtém durante uma viagem é especial, pois nos conecta ao próprio objeto de estudo. Ao escolher um destino para uma viagem cultural não basta escolher o itinerário. É preciso estar bem acompanhado para poder absorver ao máximo os ensinamentos do lugar. Para isso, procurar uma agência que seja especializada em viagens de conhecimento é uma dica infalível. Neste texto vamos apresentar quatro roteiros personalizados da Carona Turística, pensados especialmente para quem procura turismo cultural focada em arte, cultura, história e gastronomia. Boa leitura!
Turismo cultural em Paraty
Paraty é uma das joias turísticas que temos no Brasil. No meio do caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro, a cidade é rodeada pela Mata Atlântica e pelo mar que, diga-se de passagem, é um dos trechos de litoral mais bonitos do país. Mas Paraty vai muito além da beleza que ostenta.
Porto de onde o ouro extraído em Minas Gerais partia para a Coroa Portuguesa, as ruas do centro histórico de Paraty alagam durante a maré cheia, transformando as vielas de pedra em um espelho natural, que reflete a fachada das casas coloniais tombadas pelo Patrimônio Mundial da Unesco. Uma volta pelo centro histórico é uma verdadeira aula, com destaques para a Capela de Santa Rita, uma igreja construída à beira-mar em 1722, e para a Casa da Cultura, local onde peças de diversas épocas nos revelam uma parte importante da história do país. Durante a noite, estas vielas de pedras são o cenário para músicas ao vivo, barracas de doces tradicionais e muita movimentação de turistas. Uma atração noturna imperdível é o tradicional teatro de bonecos, que há décadas encanta turistas do mundo inteiro.
E pra quem gosta de estar atento ao que acontece de novo em diversos ramos da arte, há uma outra forma de fazer turismo cultural em Paraty: a cidade é sede de diversos eventos que acontecem no decorrer do ano, como o Bourbon Festival, para os amantes de música, ou a FLIP, para quem aprecia o que há de melhor na literatura mundial. Conjugar sua viagem com um destes eventos pode ter um sabor ainda mais especial!
Conheça nosso roteiro para Paraty e receba um atendimento exclusivo!
Tiradentes e a época do ouro
Uma pequena cidade com mais de três séculos de história, preservadas desde a época áurea das Minas Gerais. As igrejas são o ponto alto de uma viagem para Tiradentes, assim como alguns casarões antigos, de estilo colonial barroco.
Entre os pontos turísticos mais marcantes estão a matriz de Santo Antônio, considerada a segunda mais rica do Brasil, o Museu Padre Toledo, um casarão do século XVIII com uma grande quantidade de pinturas no teto, e a Igreja Nossa Senhora da Penha, uma joia com belíssimas pinturas em estilo rococó.
Hoje, Tiradentes é muito mais do que uma cidade histórica, com alta gastronomia e ótimos festivais. Mas seu lado cultural nunca deixará de ser riquíssimo, e uma aula de história sobre o Brasil.
Recife
Recife, capital de Pernambuco, é um dos pólos culturais mais fortes e diversificados do nordeste, uma região brasileira conhecida pela capacidade artística de seu povo. Local de origem de movimentos culturais como o frevo e o maracatu, Recife também abriga ótimos museus, possui culinária marcante e tem nas ruas as marcas da colonização holandesa, que deixou forte influência arquitetônica.
Para olhar a cidade sob uma perspectiva diferente, uma sugestão é fazer um passeio de catamarã pelo rio Capibaribe, que corta a cidade e nos oferece vistas privilegiadas. Já em terra, a praça do Marco Zero abriga o Centro de Artesanatos de Pernambuco, que reúne peças que retratam o universo imaginário do artista pernambucano. Outra atividade imperdível é o Instituto Ricardo Brennand, construído em um verdadeiro castelo medieval que abriga obras de arte e uma das mais importantes coleções de armas brancas do mundo.
Além de Recife, é imperdível fazer uma visita à Olinda, para conhecer a beleza arquitetônica de suas ladeiras do centro histórico, com igrejas, ateliês e uma atmosfera vibrante. Para quem tem mais dias, uma dica é sair do litoral e ir em direção ao interior. Caruaru, a 135km da capital, é um dos centros culturais mais importantes do sertão nordestino.
Todas estas atividades estão no nosso roteiro para Recife. Quer saber mais? Clique no link e receba um atendimento exclusivo,
Turismo cultural no Líbano
Para encerrar a lista com chave de ouro, um destino internacional imperdível e inesquecível. O Líbano, país no Oriente Médio cercado pelo mar e pelas montanhas, possui um legado histórico marcante para a humanidade, começando pelos Fenícios, povo que teve uma rica história por volta de 3.000 a.C.
Beirute, a capital do país, é conhecida como a Paris do Oriente. Uma cidade que mistura o moderno e o antigo, e que soube se reconstruir mesmo após diversas guerras que a atingiram durante a história. Lá pode-se encontrar fortes influências de diversos grupos religiosos, como os cristãos ortodoxos, judeus e principalmente muçulmanos.
Saindo 87km da capital, Baalbek é um dos maiores tesouros romanos ainda em pé. Lá estão alguns dos maiores e mais nobres templos romanos já construídos, dentre eles o Templo de Júpiter, o Templo de Baco e o Templo de Vênus. Conhecer estas construções tão bem preservadas nos leva para muitos séculos atrás. Uma imersão cultural que só é possível quando experimentada ao vivo e à cores.
Conheça nosso roteiro para o Líbano clicando no link!
Se você gostou das nossas sugestões para fazer uma viagem cultural, não deixe de conhecer nossos roteiros exclusivos para cada um destes destinos. Clique nos links do texto ou entre em contato conosco para receber um atendimento exclusivo. Nossos grupos são privativos, com guias experientes e atividades diferenciadas! Aguardamos você para sua próxima viagem cultural!