Turismo cultural: quando a história vale tanto quanto a paisagem

Turismo cultural: quando a história vale tanto quanto a paisagem
Turismo histórico

Na hora de escolher uma viagem temos vários fatores para levar em conta, como a beleza do lugar, a cultura do local e a experiência de viagem. Todo destino costuma ter um atributo que se destaca e, para nós, a história e a cultura são o nosso diferencial. Conhecer um lugar que transformou os rumos da humanidade, marcou a história de um país ou registra a evolução humana é uma oportunidade única. Neste texto vamos apresentar algumas opções de turismo cultural que são verdadeiros mergulhos na história. Para mostrar que muitas vezes a cultura de um lugar pode se sobressair à sua beleza, mesmo em paisagens magníficas.

 

Turismo cultural para saber sobre a história do Brasil

Diamantina

Diamantina está dentro do famoso circuito turístico da Estrada Real, por onde se escoavam as riquezas extraídas de Minas Gerais para Portugal. Além da natureza exuberante de suas serras e cachoeiras, o conjunto arquitetônico da cidade, que já foi uma das mais importantes do país, e as manifestações culturais, legados do período áureo, fizeram desta cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Conhecer Diamantina é viajar para o passado e sentir-se parte da história do Brasil Colônia.

Diamantina

No caminho entre Belo Horizonte e Diamantina começam a surgir os atrativos turísticos. Em São Gonçalo do Rio das Pedras a dica é fazer uma  visita à  Cachoeira do Moinho, que além da cachoeira possui loja de doces artesanais, artesanato regional feito por cooperativas de artesãos e tapetes tradicionais. Outra sugestão é uma parada em Milho Verde, famosa pelas belezas naturais e pela acolhedora comunidade local, historicamente ocupada por garimpeiros.

Uma vez em Diamantina, as possibilidades são muitas. Uma lista com as principais já nos dá uma ideia do valor histórico dessa viagem: as igreja N. Sra. do Carmo, com altar folheado a ouro e órgão de 549 tubos, e N. Sra do  Rosário, construída em 1728, a Casa da Chica da Silva, a escrava que se tornou a senhora de diamantes mais poderosa de Minas Gerais, o Museu do Diamante, a Casa de JK, o Mercado dos Tropeiros entre muitas outras possibilidades.

Clique no link para conhecer nosso roteiro para Diamantina!

 

Vassouras e a época do café

O século XIX marcou uma época onde o café se consolidou como uma das principais economias do Brasil. Vassouras, uma pequena cidade no Vale do Paraíba, é detentora de um riquíssimo legado histórico-cultural dessa época, e atualmente se consolidou como importante destino turístico no Rio de Janeiro.

 

Esse legado está guardado principalmente no patrimônio arquitetônico e cultural preservado nas fazendas e museus que a cidade abriga. O Museu Casa da Hera é um retrato histórico dos barões do Café no Brasil, com um rico acervo de mobiliário, vestuário e objetos de uso doméstico. Para saber o outro lado da história, uma visita ao Memorial Manoel Congo, nos mostra como foi o movimento de insurreição dos negros, na década de 1830. 

As fazendas são o lado mais especial de uma viagem para Vassouras, não só pela riqueza de detalhes que guardam da época, mas também pelas paisagens exuberantes. A Fazenda do Secretário, tem jardins de uma extraordinária beleza, e o solar cafeeiro é em estilo neoclássico. 

Quem vai para Vassouras também pode fazer uma ótima combinação com a cidade de Conservatória. A apenas 50km de distância, ela é conhecida como a cidade da seresta, e nas noites de sexta e sábado as ruas da cidade são tomadas pela musicalidade das serenatas. 

 

Viagem cultural para saber mais sobre a origem do homem na América

Serra da Capivara

A Serra da Capivara, no interior do Piauí, é um dos mais importantes patrimônios pré-históricos das Américas. Em meio à uma paisagem deslumbrante de Caatinga, mais de mil sítios arqueológicos de diferentes épocas da ocupação humana revelam muito sobre os hábitos daqueles que nos antecederam nestas terras.

Turismo cultural na Serra da Capivara

No roteiro para a Serra da Capivara da Carona Turística, além dos sítios arqueológicos e da natureza, temos a oportunidade de conhecer o Museu do Homem Americano e o grupo de pesquisa da professora Niède Guidon, para aprofundar ainda mais o aprendizado nestes dias em um verdadeiro museu a céu aberto. Tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, a Serra da Capivara guarda uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo, com artefatos que sugerem que por lá viveram os mais antigos habitantes do nosso continente.

Além das pinturas rupestres, a paisagem da Serra da Capivara é um atrativo à parte. O relevo é acidentado, e uma trilha por lá nos leva até algumas grutas, cânions e mirantes com vistas espetaculares. A vegetação da Caatinga é, ao mesmo tempo, de aspecto rude e delicado, com árvores retorcidas e arbustos com espinhos, que dividem espaço com muitas flores e pequenos animais.

 

Turismo cultural para saber mais sobre a colonização espanhola (e até sobre a evolução das espécies!)

Equador

O Equador é um país muito especial para se conhecer, com belas paisagens divididas entre regiões muito distintas entre o Pacífico e a Amazônia. Os roteiros mais tradicionais para o Equador costumam ser focados na capital, Quito, e nas Ilhas Galápagos. Na Carona Turística optamos por uma proposta diferenciada, conhecendo locais turísticos que vão muito além do tradicional.

No alto da Cordilheira dos Andes, Cuenca é a cidade mais colonial do Equador. Datada de 1557, e é declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, e uma volta pelo centro histórico nos apresenta uma imensa quantidade de construções seculares, incluindo 52 igrejas.

Descendo a cordilheira, Guayaquil é conhecida como a Pérola do Pacífico. A cidade mais populosa do país costuma ser apenas uma ponte para Galápagos, mas tem muito a oferecer. A cidade é moderna e bonita, e em dois dias por lá é possível visitar museus, com destaque para o de Antropologia e o de Arte Contemporânea. Estes museus ficam no Malecón 2000, um imenso calçadão à beira do Rio Guayas, onde estão as principais atrações turísticas da cidade. Outra dica é fazer o passeio na roda gigante à beira do rio, e ter uma vista privilegiada de toda a cidade.

Otavalo, uma pequena cidade a 2 horas de Quito é outro destino imperdível no país. Lá estão as águas  verde-esmeralda do Lago Cuicochoa, na cratera de um vulcão ativo. Mas a cidade é conhecida por outro fato: aos sábados as ruas da cidade se transformam em um grande mercado popular a céu aberto. Um dos maiores do mundo, diga-se de passagem. Na feira indígena tem de tudo: tapeçarias, artesanato, roupas andinas e uma infinidade de variedades de frutas, verduras e milhos.

Turismo cultural no Equador
Vista de Quito, Equador

Falando agora sobre o que é tradicional no turismo do Equador, voltamos a subir a Cordilheira dos Andes,Quito, a capital, é uma mistura pulsante entre a vida moderna e a época colonial, e possui o centro histórico mais bem preservado da América do Sul. Um passeio pelas ruas de Quito nos leva diretamente para os séculos XVI e XVII, com destaque para as impressionantes obras arquitetônicas e de decoração da Igreja La Compañia de Jesus e da Igreja e Convento São Francisco, além da Praça de São Francisco onde se encontra o  Museu de Arte Pré-colombiana Casa del Alabado. 

Para quem gosta de entender melhor a natureza, o destino deve ser as Ilhas Galápagos. Neste arquipélago o naturalista britânico Charles Darwin fez anotações da fauna local, que depois foram muito importantes para a construção da Teoria da Evolução das espécies. Mas a beleza de Galápagos é tanta que talvez você nem lembre de pensar em ciência!

 

Viagem cultural para saber mais sobre as grandes navegações

Portugal

Portugal foi um dos países mais importantes do mundo no final do século XV, quando suas caravelas saíram pelos sete mares para descobrir novas rotas comerciais. Além de colonizarem o Brasil, os portugueses tiveram territórios espalhados pela África e Ásia, e influenciaram a forma como o mundo se moldou nos séculos seguintes.

É no sul onde estão as principais relíquias da famosa escola de navegação portuguesa, em Algarve. A Escola de Sagres contava com os melhores pilotos, astrônomos, construtores de navios, cartógrafos e matemáticos da época. Em Lisboa está o Museu de Marinha, onde estão guardadas muitas relíquias da época das navegações.

Turismo cultural em Portugal
Torre de Belém – Lisboa

Celtas, romanos, mouros e cristãos deixaram suas marcas no país ibérico, que guarda relíquias que vão muito além das grandes navegações. Entre castelos medievais, ruínas romanas, vinhedos e praias de areias douradas, descobrimos um país belíssimo e acolhedor. No nosso roteiro Portugal de Norte a Sul iremos fazer um mergulho pelas belezas da nossa “terra-mãe”.

Gostou das nossas dicas de viagens? Então conheça todos os nossos destinos, ou entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado. Nossos roteiros são exclusivos e de marca própria. Atendemos grupos privativos para viagens de conhecimento no Brasil e no mundo, sempre de forma personalizada e com as melhores opções para quem quer uma viagem inesquecível! 

×