À priori, vamos começar situando a gente, como num mapa. Esse estado está situado na Região Norte, e sua capital é Manaus. Sendo o maior estado do país em extensão territorial, com uma área de quase 1.560.000 km², é maior que a França, Espanha, Suécia e Grécia somadas. Seria o décimo sexto maior país do mundo em área territorial. Entendeu agora o porquê de termos uma preciosidade de extrema importância para o mundo dentro do nosso país?
Floresta Amazônica
Com isso, não podemos falar do Amazonas e não falar da maior floresta tropical do mundo! E, claro, é um lugar que não pode ficar de fora de nenhum roteiro de viagens pelo Brasil que você fizer. Mas, voltemos a falar sobre ela…
Como citada anteriormente, é uma floresta latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica. Esta bacia abrange 7 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 5 milhões e meio de Km² são cobertos pela floresta tropical. Com isso, a região inclui territórios pertencentes a nove nações. A maioria da floresta está situada dentro do Brasil, com 60%. Já o restante está distribuído por partes no Peru, na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Biodiversidade
Sendo assim, a Amazônia compreende um dos maiores e mais diversificados biomas do planeta contendo uma rica biodiversidade de fauna e flora com alto grau de endemismo, ou seja, só é possível encontrá-lo de forma natural nesse lugar.
Mas você deve estar se perguntando: ok, e qual é a real importância disso tudo? A biodiversidade da Amazônia também é fundamental para os sistemas globais, pois influencia o ciclo global do carbono (e, portanto, a mudança climática) e os sistemas hidrológicos hemisféricos, servindo como uma importante âncora para o clima e para as chuvas na América do Sul.
Desmatamento e queimadas
É notório que o desmatamento e desleixo da Floresta Amazônia vem aumentando cada vez mais ao longo dos anos. Infelizmente alguns chefes de Estado ainda adotam políticas visando o seu enriquecimento e dos seus, deixando de lado medidas protetivas da natureza, essas que influenciam todo o planeta e seu funcionamento.
A perda da maior reserva de biodiversidade do planeta e a poluição do solo e de ambientes aquáticos também são graves consequências geradas pelas queimadas. Além disso, o desequilíbrio ambiental, a perda de biodiversidade em larga escala e a intensificação das mudanças climáticas só aumentam com o desmatamento.
Precisamos voltar a olhar para nossas matas e florestas, e conseguir extrair delas o que elas têm para oferecer! Assim, todo mundo sai ganhando.
Cultura amazonense
Em contrapartida, voltemos a falar de coisa boa! Como seu roteiro de viagem não é para ver queimadas, vamos trazer um pouco da rica cultura amazonense para você! A cultura amazonense tem seu referencial em três raízes étnicas bem distintas entre si, sendo essencialmente de base ameríndia e européia. Porém, especificamente em Manaus e Parintins, há também traços da imigração japonesa em sua cultura. Por isso, vamos falar mais sobre ela.
-Festivais:
Há registros de diversos festivais nos municípios do estado. Muitos dos festivais mostram a influência do folclore da região.
.Por exemplo, O Carnaval de Manaus é realizado todos os anos na cidade, com desfiles de escolas de samba na avenida.
.Por outro lado, temos o Festival Folclórico de Parintins, que se realiza no município Parintins, no fim do mês de junho. Tem como atração principal a modalidade competitiva entre o Boi Caprichoso e o Boi Garantido.
-Bois Caprichoso e Garantido: A festa dura três noites, o Boi Garantido (de cor branca) e o Boi Caprichoso (de cor preta) fazem as suas apresentações e disputam, de forma folclórica, para saber qual é o melhor daquele ano.
-Culinária
Considerada a mais exótica do país, a culinária amazonense é a que mais preservou as origens ameríndias, tendo sofrido pouca influência europeia e africana. A principal base da culinária local é a mandioca, usada em pratos como o tacacá, o tucupi e a caldeirada de tambaqui. A mandioca é também usada no preparo da farinha, do beiju, mingau e pirão. Além da mandioca, também são usados na composição dos pratos típicos do Amazonas os peixes de água doce, o jambu, chicória e frutas regionais, como o cupuaçu, fruto típico de lá.
Curiosidades:
.Manaus é uma das cidades brasileiras mais conhecidas no exterior. Em razão disso, é o décimo principal destino turístico do país. Ou seja, se você não conhece, vale a pena!
.Os dois maiores arquipélagos fluviais do mundo ficam no Amazonas. O maior é o Mamirauá, no rio Negro, com 700 ilhas.
E, com isso, finalizamos o blog de hoje! Mas não vai pensando que o Amazonas é “só” isso, claro que não! O estado do Amazonas tem um monte de lugares ainda desconhecidos por muitos e, logo menos, iremos trazer para você sobre o turismo local.
Gostou do nosso blog? Então fique por dentro dos anteriores ! Tenho certeza que vai gostar do nosso conteúdo.
Por isso, entre em contato conosco para ficar por dentro das próximas viagens!
Por e-mail, no [email protected], ou clique aqui para um atendimento via WhatsApp! Conte com a gente para a melhor viagem da sua vida!