Bahia: Descubra a Magia de Salvador.

Bahia: Descubra a Magia de Salvador.

Fundada em 1549, Salvador, capital da Bahia, é um destino turístico vibrante e repleto de história, cultura e belezas naturais deslumbrantes. Conhecida por suas praias deliciosas, festas animadas e uma herança afro-brasileira rica, Salvador oferece uma experiência única aos viajantes. Neste blog de viagens, destacamos os melhores pontos turísticos, praias e centros culturais, para que você possa aproveitar ao máximo sua visita a esta cidade incrível.

Antigamente, essa cidade era chamada de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, e foi a primeira capital da história do Brasil Colônia.

Agora, vamos falar dos melhores e mais conhecidos lugares para se fazer um passeio com a família ou seu grupo de amigos e amigas. E claro, vamos começar pelo coração da cidade: o Pelourinho!!

  • Pelourinho: 

     Se você está em Salvador, o Pelourinho deve ser seu primeiro destino. Este bairro histórico é um Patrimônio Mundial da UNESCO e abriga ruas de paralelepípedos coloridos, casas coloniais bem preservadas, lojas impressionantes e uma atmosfera vibrante. Passeie pelas ruas estreitas, experimente a culinária baiana em restaurantes locais e mergulhe na rica cultura dessa parte da cidade.

Pelourinho é conhecido como “o coração histórico de Salvador”.

Nesta parte da cidade, você vai poder visitar lugares históricos e conhecer muito mais da história, não só da Bahia, como do Brasil e do mundo! Confira agora o que fazer no Pelourinho.

     – Igreja de São Francisco de Assis:

     A Igreja de São Francisco de Assis é uma das igrejas mais ornamentadas do Brasil. O seu interior é revestido com talha dourada e azulejos portugueses, criando uma atmosfera de grande beleza e espiritualidade. 

Se puder, faça uma visita guiada para aprender sobre a história rica desta igreja.

     – Catedral Basílica: 

     A Catedral-Basílica Primacial de São Salvador é a igreja mãe de todas as igrejas na circunscrição eclesiástica da cidade, onde fica a cátedra do arcebispo metropolitano e primaz do Brasil. Essa catedral é a antiga capela do colégio dos jesuítas, que no ano da supressão da ordem foi entregue à Arquidiocese, e também porque a antiga catedral fora demolida.

A atual igreja é a quarta a ser erguida no mesmo local e a autoria do projeto é incerta. É a maior igreja de Salvador.

     – Igreja da Ordem Terceira de São Domingos de Osma:

     É uma igreja católica romana do século XVIII e a igreja é dedicada a São Domingos, um padre castelhano e fundador da Ordem Dominicana. Pertence à Arquidiocese Católica Romana de São Salvador da Bahia.

A igreja foi listada como uma estrutura histórica pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1938.

     – São Pedro dos Clérigos:

     A igreja foi construída pela Irmandade de São Pedro em aproximadamente 1709 e foi restaurada nos séculos XVIII e XIX. A igreja foi listada como um bem histórico pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), em 1938, e faz parte do Centro Histórico de Salvador, Patrimônio Mundial da UNESCO

As tendências artísticas da época podem ser notadas nos altares e no arco cruzeiro, que são entalhados numa transição entre o estilo rococó e o neoclássico.

     – Igreja da Ordem Terceira de São Francisco:

     É um expressivo exemplar da tradição barroca no país. Também tombada pelo IPHAN, foi uma das indicadas para a eleição das 7 Maravilhas do Brasil. Sua notoriedade advém principalmente da sua fachada ricamente decorada em altos-relevos, um caso raro no Brasil.

Igreja católica histórica com relevos em estilo barroco e um interior reformado com altares neoclássicos.

     – Museu Afro-Brasileiro (Mafro):

     Sua criação, no âmbito do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia, correspondeu aos anseios da existência de um espaço de coleta, preservação e divulgação de acervos referentes às culturas africanas e afro-brasileiras. Com o objetivo de estreitar relações com a África e compreender a importância deste continente na formação da cultura brasileira, incentiva, por outro lado, contatos com a comunidade local.     

Possui um acervo de mais de 1.100 peças de cultura africana e afro-brasileira, contribuindo ativamente para a divulgação e preservação destas matrizes culturais.

     – Fundação Casa de Jorge Amado:

     Se você é fã da literatura brasileira, a Fundação Casa de Jorge Amado é um local imperdível. Este museu homenageia a vida e a obra do famoso escritor Jorge Amado, um dos mais importantes da literatura brasileira. Você pode explorar sua casa e aprender sobre suas influências literárias.

Seu objetivo é preservar, pesquisar e divulgar os acervos bibliográficos e artísticos de Jorge Amado, além de incentivar e apoiar estudos e pesquisas sobre a vida do escritor, e sobre a arte e a literatura baiana.

Agora, saímos da região do Pelourinho para explorar o magnífico restante da cidade. Venha conhecer os principais pontos de Salvador.

  • Elevador Lacerda:

     Visite o Elevador Lacerda, um marco icônico de Salvador, que conecta a Cidade Baixa à Cidade Alta. De lá você terá uma vista espetacular da Baía de Todos os Santos, pois, em 8 de dezembro de 1873, quando a primeira torre foi inaugurada, era o elevador mais alto do mundo, com 63 metros.

O Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo.
  • Mercado Modelo:

     Após a visita ao elevador, vá ao Mercado Modelo, um mercado de artesanato onde você pode comprar lembranças, arte local e provar deliciosos quitutes baianos. Foi inaugurado em 2 de fevereiro de 1912, e ocupa, desde 1971, o prédio da antiga Alfândega de Salvador.

Com 8.410 metros quadrados e dois pavimentos, abriga 266 lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia.
  • Farol da Barra:

     Situado em uma das praias mais bonitas de Salvador, o Farol da Barra oferece uma vista panorâmica da costa. Além disso, a praia é perfeita para relaxar e aproveitar o sol da Bahia. É também o ponto de partida para muitos blocos de carnaval durante a temporada festiva.

Segundo o portal da Marinha do Brasil, o Farol da Barra foi erguido em 1536, sendo a primeira fortificação do país. Ele foi construído antes mesmo da própria cidade de Salvador ser fundada.
  • Igreja do Bonfim:

     A Igreja do Bonfim é um dos santuários mais importantes da Bahia e um local de grande devoção religiosa. É também um símbolo da fusão entre a cultura africana e católica no Brasil. Durante a Lavagem do Bonfim, que acontece em janeiro, milhares de pessoas se reúnem para lavar a igreja com água de cheiro em uma festa colorida e emocionante.

Nesse local você encontra diversas atividades religiosas de diferentes matrizes. Espaço de muito respeito às diferenças de pensar e adorar a Deus.

Agora, vamos passar pelos principais centros culturais de Salvador, destacando alguns museus e monumentos que contam e guardam a história da cidade.

  • Museu Costa Pinto:

     Inaugurado em novembro de 1969, em uma das avenidas mais nobres da cidade – o Corredor da Vitória –, o Museu Carlos Costa Pinto abriga exposições permanentes e temporárias, programação cultural, educacional e atividades formativas, acervo e uma biblioteca especializada em artes decorativas. O local abriga ainda o Balangandan Café, tornando-se um destino delicioso para um programa de fim de tarde.

O museu retrata a vida da alta sociedade dos séculos 18 e 19. O local tem uma coleção particular da família Costa Pinto, que deu origem a 23 salas de exposição de arte decorativa e de pinturas.
  • Forte Santa Maria – Espaço Pierre Verger de Fotografia Baiana:

     Em um único lugar, é possível viajar por todo o Estado da Bahia, e por cada canto de Salvador. Em fotografias de tirar o fôlego, grandes profissionais mostram a Bahia por diferentes olhares, mostrando a diversidade cultural dessa terra maravilhosa. Isso aliado a projeções, salinha-cinema, mapa interativo e realidade virtual.

Projeto dedicado à valorização, reconhecimento e divulgação da fotografia baiana, destacando o trabalho do etnólogo e fotógrafo franco-baiano Pierre Verger e de mais 100 fotógrafos que tenham nascido ou fixado residência, ainda que temporária, na Bahia.
  • Forte de São Diogo – Espaço Carybé de Artes:

     Centro tecnológico de referência da vida e obra do artista, demonstrando através de recursos de mídia digital e realidade virtual a grandeza artística deste homem e sua importância dentro das mais diversas técnicas e linguagens utilizadas. São de 1938 os primeiros quadros de Carybé inspirados na Bahia, terra que amou à primeira vista. Desde então, imprimiu sua marca na cidade. Artista de muitas técnicas, preferia a muralista, por permitir a apreciação por todos. Hoje, quem visita a Bahia, pode desfrutar de sua obra integrada à arquitetura da cidade.

A exposição propõe uma imersão no trabalho de Carybé, mostrando sua beleza e autenticidade expressas nas diversas técnicas usadas pelo artista.
  • Casa do Rio Vermelho: 

     Casa do Rio Vermelho ou Casa de Jorge Amado é como ficou conhecida a residência onde viveu o casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, no bairro do Rio Vermelho. A casa foi fechada em 2003, quando Zélia se mudou do local e desde então permaneceu fechada. Em 2014 foi aberta para visitações.

A casa onde viveu o casal não se limita apenas à história dos escritores e de ilustres visitantes que lá estiveram, mas de personagens e costumes que ajudaram a forjar a identidade da Bahia.
  • Forte de Nossa Senhora do Monte Serrat:

     O Forte de Nossa Senhora de Mont Serrat é considerado uma das obras militares mais primorosas do Brasil Colônia. O local foi escolhido em função da enseada de águas mansas, escondidas pelos morros que encobrem a área plana limitada na parte ocidental pela Ponta de Humaitá. A construção, reformada várias vezes por causa de invasões históricas, ainda mantém a planta original, com seis torreões, de onde se avistavam os inimigos, e o poço d’água que abastecia os soldados.

Além de toda beleza da sua área externa, o Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat também abriga exposições e outras atividades culturais.
  • Solar do Unhão: 

     O Solar do Unhão é um conjunto arquitetônico brasileiro. É integrado por um solar (o Solar do Unhão propriamente), pela Capela de Nossa Senhora da Conceição, um cais privativo, fonte, aqueduto, chafariz, senzala e um alambique com tanques. 

Com a instalação do museu citado abaixo, o espaço oferece banco de dados, biblioteca especializada, oito salas de exposição, sala de vídeo e teatro-auditório.
  • Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM):

     Para uma experiência cultural enriquecedora, visite o Museu de Arte Moderna da Bahia. Este museu abriga uma coleção impressionante de arte contemporânea, bem como uma vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos. As exposições – em constante mudança – apresentam o talento de artistas locais e internacionais.

O Museu de Arte Moderna da Bahia está localizado no Solar do Unhão, um sítio histórico do século XVIII.
  • Museu de Arte da Bahia: 

     O Museu de Arte da Bahia é um museu público estadual localizado na cidade de Salvador. Fundado em 1918, é o mais antigo museu da Bahia e um dos dez primeiros fundados no Brasil. com um acervo de inestimável valor artístico e histórico, possui pinturas, mobiliário, azulejos, porcelanas e acervos do século XVII ao XX.

O Museu de Arte da Bahia (MAB), inicialmente denominado Museu do Estado, foi o primeiro espaço museológico público da Bahia, criado em 23 de julho de 1918.

Agora, para finalizar… não podemos falar de Salvador e não falar das praias espetaculares que a cidade nos presenteia, né?! Então confira agora algumas delas!

  • Praia do Farol da Barra:

     Como mencionado anteriormente, a Praia do Farol da Barra é um local maravilhoso para relaxar e apreciar o mar azul cristalino. As barracas de praia oferecem petiscos locais e bebidas refrescantes. É um ótimo lugar para ver o pôr do sol e aproveitar a brisa do oceano.

Corresponde ao trecho entre o Forte de Santo Antônio da Barra e o morro do Cristo.
  • Praia de Itapuã:

     Itapuã é outra praia imperdível de Salvador, conhecida por suas águas tranquilas e areias douradas. Em Itapuã, foi identificado um ponto de desova para tartarugas marinhas, razão pela qual ali se instalou um posto do projeto TAMAR, de preservação – o que constitui-se em mais um atrativo para esta praia. Aproveite para saborear acarajé, um prato típico da Bahia, vendido nas barracas à beira-mar.

E aí?! Que tal passar a tarde e falar de amor em Itapuã?

Passou uma tarde deliciosa e falou de amor em Itapuã? Então que tal almoçar nesse histórico restaurante?

  • Hotel e Restaurante Casa Di Vina:

     Hotel e restaurante em Itapuã, casa onde o poeta Vinicius de Moraes e a atriz Gessy Gesse viveram nos anos 70. Hoje, além das deliciosas comidas, abriga também o Memorial onde estão expostos objetos, fotos e documentos da história do casal e da iluminada passagem do poeta pela Bahia.

Especializado em cozinha mediterrânea e baiana, o restaurante conta em seu cardápio com deliciosas massas, frutos do mar, pizzas, carnes e receitas especiais.

Salvador é uma cidade que cativa os visitantes com sua rica cultura, história e beleza natural. Este guia destaca apenas algumas das muitas atrações incríveis que você encontrará nesta cidade encantadora. Não importa se você está interessado na história colonial, nas praias deslumbrantes ou na cultura afro-brasileira vibrante, Salvador tem algo para todos os gostos. Venha explorar esta cidade única e mergulhe na magia da Bahia!

E por hoje, é só. Aliás, clique aqui e fique por dentro de todas as nossas viagens. Temos os melhores roteiros para você. Escolha a que você preferir!

Com isso, fique por dentro, também, dos nossos blogs! Tem muito conteúdo bacana! Certeza que você vai amar.

Gostou? Então entre em contato conosco para ficar por dentro das próximas viagens! Por e-mail, no [email protected], ou clique aqui para um atendimento via WhatsApp! Conte com a gente para as melhores viagens da sua vida!

Até a próxima quinta-feira!

×