Bibliotecas pelo mundo: uma viagem pelos livros.

Bibliotecas pelo mundo: uma viagem pelos livros.

Os livros são capazes de nos levar a mundos infinitos, lugares que só nossa imaginação é capaz de chegar. As bibliotecas são tesouros culturais que guardam uma vasta riqueza de conhecimento e história. Viajar pelo mundo pode fornecer a oportunidade de visitar algumas das bibliotecas mais impressionantes e fascinantes do planeta. Neste blog de viagens, vamos explorar algumas das principais bibliotecas do mundo. Vem com a gente nessa verdadeira viagem. Ah, e você sabia que tem um Dia Mundial do Livro? Foi nesse domingo que passou, dia 23 de abril! Agora sim, vamos!

 

-Biblioteca Nacional da França, Paris:

     A Biblioteca Nacional da França é uma das mais importantes bibliotecas da Europa, com uma coleção de mais de 40 milhões de itens. Localizada na capital, Paris, a cidade da luz, a biblioteca é conhecida por sua coleção de manuscritos, incluindo a coleção de Leonardo da Vinci, e por suas exposições e eventos culturais.

Destina-se a ser o repositório de tudo o que é publicado na França.

-Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro:

     E é claro que você encontra uma biblioteca fascinante no Brasil! No sudeste do país, na Cidade Maravilhosa, em meio aos prédios antigos, alguns com falta de cuidado e outros mais novos, a construção gótica, com traços neomanuelinos, se destaca. Construído no século XIX, o prédio se tornou um refúgio para leitura, pesquisa, estudo e também para a recuperação de livros. Lá é onde estão as peças originais mais raras do mundo, de escritores portugueses, como Camões, e também brasileiros, como Machado de Assis. 

Foi inaugurado em 1887 e abriga uma coleção de mais de 350 mil livros, incluindo raridades e edições únicas.

     A biblioteca – já sido considerada a quarta biblioteca mais bela do mundo – também é um importante centro cultural, com exposições e eventos que destacam a rica cultura portuguesa e brasileira. Não pode ficar de fora do seu roteiro de viagens.

Localizada no centro da capital carioca, é um espaço mágico, que faz você entrar em outra dimensão.

-Biblioteca de Alexandria, Egito:

     A Biblioteca de Alexandria, localizada na cidade de Alexandria, no Egito, foi uma das mais importantes bibliotecas da Antiguidade. Fundada no século III aC, a biblioteca foi um centro de estudos e pesquisas, atraindo estudiosos de todas as partes do mundo.

Com um acervo estimado em mais de 700 mil rolos de papel, a Biblioteca de Alexandria foi um símbolo do conhecimento humano e uma das maiores bibliotecas da época.

     Infelizmente, a biblioteca não sobreviveu ao tempo. Ela foi destruída em diversos momentos da história, incluindo em um incêndio durante a conquista romana do Egito em 48 aC, e novamente durante a guerra civil que se seguiu à conquista muçulmana do Egito em 642 dC. Atualmente, existe uma nova Biblioteca de Alexandria, inaugurada em 2002, como uma homenagem à antiga biblioteca.

Uma visita à nova Biblioteca de Alexandria é uma oportunidade de conhecer a história da antiga biblioteca, além de aprender sobre a cultura e a ciência do Egito.

-Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, Washington DC:

     Localizada na capital dos Estados Unidos, na América do Norte, a Biblioteca do Congresso é a maior biblioteca do mundo, abrigando mais de 170 milhões de itens, incluindo livros, manuscritos, mapas, fotografias e sonoras gravadas. A biblioteca também é um importante centro de pesquisa e estudo para estudiosos e acadêmicos de todo o mundo, além de ser usada para pesquisas do Congresso.

A biblioteca nacional dos Estados Unidos é a instituição cultural mais antiga daquele país.

-Biblioteca Nacional da China, Pequim:

     Localizada em Pequim, capital da China e situada no extremo norte da planície do norte, a Biblioteca Nacional da China é uma das maiores bibliotecas do mundo, com uma coleção de mais de 37 milhões de itens, incluindo livros, manuscritos e documentos raros. A biblioteca é uma importante fonte de informação e pesquisa para estudantes e acadêmicos na China e no exterior.

É a maior biblioteca da Ásia e possui o maior e mais rico acervo – em todo o mundo – da literatura chinesa e documentos históricos.

-Biblioteca Britânica, Londres:

     Já na capital da Inglaterra e do Reino Unido, a Biblioteca Britânica é uma das bibliotecas mais importantes do mundo, abrigando mais de 170 milhões de itens, incluindo livros, manuscritos, mapas, fotografias e sonoras armazenadas. A biblioteca também é conhecida por suas exposições de documentos raros e importantes, como a Magna Carta e a Bíblia de Gutenberg. Está localizada no Museu Britânico.

Acervo que contém a Magna Carta e manuscritos dos Beatles, é distribuído em 640 km de prateleiras.

 

As bibliotecas são um tesouro cultural que guardam a história e o conhecimento da humanidade. Viajar pelo mundo e visitar algumas das bibliotecas mais importantes e impressionantes pode ser uma experiência enriquecedora e inspiradora. Por fim, é importante destacar que a leitura pode ter um papel fundamental no desenvolvimento humano, ajudando a promover a empatia, a compaixão e a compreensão do outro. Ela pode nos ajudar a entender diferentes culturas, realidades e perspectivas, tornando-nos mais tolerantes e respeitosos.

 

Além disso, confira o nosso último blog! É sobre um lugar mais que especial aqui do Brasil.

 

Gostou? Então entre em contato conosco para ficar por dentro das próximas viagens!

Por e-mail, no [email protected], ou clique aqui para um atendimento via WhatsApp! Conte com a gente para as melhores viagens da sua vida!

 

Bom fim de semana! Até quinta que vem.

×