Santos: Destino Encantador de Muita História e Cultura.

Santos: Destino Encantador de Muita História e Cultura.

Se você está em busca de um destino que combina praias deslumbrantes, história rica e uma atmosfera cultural acolhedora, não precisa procurar mais. Santos, localizada no litoral de São Paulo, é um verdadeiro tesouro que oferece uma experiência de viagem única e específica. Neste blog, mergulharemos nas maravilhas que essa cidade encantadora tem a oferecer. Então, junte seu grupo e se prepare para viajar e conhecer os melhores pontos de Santos!

 

  • Um Passeio Pela História:

 

     Santos contém atrações que vão muito além de suas praias. Uma das primeiras vilas fundadas no Brasil do século XVI, cidade cujo patrimônio histórico é valioso. Possui o maior porto brasileiro que, através do café, acelerou a economia local e a riqueza de São Paulo. Nesta viagem oferecemos um roteiro unindo história, arte e paisagem. Por isso, vamos falar dos pontos que nos imergem nessa história tão rica.

Além de ser o maior do país em movimentação por tonelagem de cargas, é o maior em movimentação de contêineres.
  • Palácio da Bolsa Oficial de Café:

     Bolsa de Café, ou o Palácio da Bolsa Oficial de Café, foi um centro de negociação de café e atualmente é um museu localizado na rua XV de Novembro, no centro histórico do município de Santos. 

Após um restauro realizado em 1998, o palácio foi inaugurado como o Museu do Café.
  • Bonde Escocês:

     Outro ponto histórico é o Bonde Escocês, que percorre as ruas da cidade, oferecendo uma perspectiva única da arquitetura colonial e da atmosfera nostálgica de Santos. São veículos originais, procedentes da Escócia, Portugal e Itália, que garantem a Santos o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina.

O dia era 28 de abril de 1909, Santos testemunhou a primeira viagem dos bondes elétricos.
  • Santuário de Santo Antônio do Valongo:

     A Igreja do Valongo é uma igreja em estilo barroco, mas primeiramente foi um convento fundado em 1640, sob o nome de Convento de Santo Antônio do Valongo da Ordem dos Franciscanos. Em 1689, foi construída a Capela da Ordem Terceira. Durante muitos anos, esse conjunto arquitetônico foi um dos maiores do Brasil.

O santuário sediou a primeira instituição hospitalar das Américas.
  • Museu de Arte Sacra:

     Nesse museu, visitamos dois pontos turísticos em um só. Segundo maior acervo de arte sacra no estado, o Museu de Arte Sacra de Santos funciona no prédio do Antigo Mosteiro de São Bento. Fundado no ano de 1981, ocupa o complexo arquitetônico cujas obras iniciaram em 1º de janeiro de 1650, anexado à Igreja de Nossa Senhora do Desterro, construída no ano de 1631.

O Salão Principal conta com esculturas de madeira e barro cozido, feitas entre os séculos XVI ao XVIII. Entre as obras, destaca-se também a imagem de Santa Catarina de Alexandria, datada de aproximadamente 1540, que pertenceu à primeira capela construída na Vila de Santos.
  • Monte Serrat:

     O Monte Serrat é o morro mais alto de Santos, no estado de São Paulo. O monte tem um sistema funicular, o famoso bondinho, que liga o centro da cidade com o alto do Morro. A entrada da atração fica no Centro Histórico da cidade, próximo ao Museu do Café. 

Essa é apenas uma das vistas que se tem do alto do Monte Serrat. Lindo, né?!

 

  • Pinacoteca Benedicto Calixto: 

 

     A Pinacoteca Benedicto Calixto é um casarão majestoso e que, naturalmente, chama a atenção de quem passa pela avenida da praia, mais precisamente no número 15 da Avenida Bartolomeu de Gusmão, no Boqueirão. Porém, mais do que as curvas e contornos do estilo neoclássico do século 20, que remete à época dos barões do café, o local é um importante espaço cultural de Santos.      

Último dos casarões existentes na região da época áurea do café.

 

  • Museu Pelé:

 

     O Museu Pelé é um museu na cidade de Santos, dedicado à carreira do saudoso Pelé, o rei do futebol e melhor jogador da história. Foi inaugurado em 15 de junho de 2014, como parte dos eventos paralelos à Copa do Mundo FIFA de 2014, realizada no Brasil.

No momento, a entrada é gratuita para quem quer conhecer um pouco mais sobre o Rei Pelé e também sobre a história do futebol.

Estendendo-se à Ilha de São Vicente, temos as ruínas de um engenho milenar.

 

  • Engenho dos Erasmos:

 

     O Engenho São Jorge dos Erasmos, ou simplesmente Engenho dos Erasmos, foi o terceiro engenho de açúcar a ser construído na América Portuguesa, no centro da Ilha de São Vicente, hoje no município paulista de Santos.

Os engenhos, como unidades produtivas, tiveram um papel central na colonização, ocupação e povoamento do território da colônia. 

Agora, saindo rapidamente de Santos, vamos aportar no Guarujá, já que não poderíamos deixar de lado essa dica da lendária e autossustentável…

  • Ilha dos Arvoredos:

     A Ilha dos Arvoredos é um paraíso ainda intocado no litoral paulista. Localizada a 1,6 km da costa da praia de Pernambuco, no Guarujá, o local até pouco tempo atrás era inacessível ao público. Desde o final de 2021, a Ilha dos Arvoredos está aberta à visitação. 

Mas esqueça o cooler, guarda-sol e cadeiras. O acesso é exclusivo para visitas educativas.

Santos, em São Paulo, é um destino que cativa os corações dos viajantes com suas praias deslumbrantes, história fascinante, gastronomia deliciosa e natureza exuberante. Seja você amante de história, entusiasta de praias ou quem gosta de explorar a cultura local, Santos oferece uma experiência inesquecível que certamente deixará lembranças. 

E por hoje, é só. Aliás, clique aqui e fique por dentro de todas as nossas viagens. Temos os melhores roteiros para você. Escolha a que você preferir!

Com isso, fique por dentro, também, dos nossos blogs! Tem muito conteúdo bacana! Certeza que você vai amar.

Gostou? Então entre em contato conosco para ficar por dentro das próximas viagens! Por e-mail, no [email protected], ou clique aqui para um atendimento via WhatsApp! Conte com a gente para as melhores viagens da sua vida!

Até a próxima quinta-feira!

×