Turismo no Brasil: sete capitais que você precisa conhecer

Turismo no Brasil: sete capitais que você precisa conhecer

Durante a pandemia que enfrentamos durante 2020 muita coisa mudou em termos de turismo. Os viajantes certamente irão passar a buscar locais mais protegidos, e quem os recebe inevitavelmente terá que tomar as medidas necessárias para um ambiente seguro. Neste aspecto, as grandes cidades estarão um passo à frente, pois estão enfrentando a pandemia com muito mais rigor. E fazer turismo no Brasil é um privilégio em termos de história e cultura. Fizemos uma lista de sete capitais do Brasil com atrações imperdíveis para quem gosta de turismo nacional rico em novas descobertas! E, lembre-se, só viaje quando a pandemia acabar. Mantenha-se em segurança!

 

As principais opções turísticas de Salvador

A primeira capital do Brasil é vibrante, e transborda cultura entre as ruas da Cidade Baixa e da Cidade Alta. Junto à Baía de Todos os Santos, o Mercado Modelo é uma atração turística à parte, onde se pode provar a autêntica culinária baiana. Em frente ao mercado, o Forte São Marcelo nos leva séculos atrás, nos tempos em que a cidade se protegia das invasões vindas do mar. Subindo o Elevador Lacerda chegamos no Pelourinho, com suas casas coloniais coloridas, igrejas antigas, museus e ótimos restaurantes. Conhecer essa cidade vale cada descoberta!

 

Turismo nacional em Salvador
Vista do pôr do Sol em Salvador, com a imagem do Elevador Lacerda e da Cidade Baixa.

 

Um Tour pelo Rio de Janeiro: o cartão postal do Turismo no Brasil

A cidade brasileira mais famosa do mundo não ostenta esse título à toa. Com ótimas opções culturais, o Rio de Janeiro oferece estrutura de uma metrópole com paisagens de tirar o fôlego, e é uma ótima opção de turismo nacional. 

Turismo nacional no Rio de Janeiro
Vista panorâmica da Cidade Maravilhosa.

Um passeio pelo centro histórico da cidade nos revela os grandes tempos de capital do país, do império até os anos 1900, com construções magníficas, teatros, museus e ótimos restaurantes. Subir o Pão de Açúcar e conhecer o Cristo Redentor são passeios obrigatórios, e nos dá uma visão privilegiada da cidade. Mas há muito mais a se conhecer, como o Jardim Botânico, a noite da Lapa ou da Santa Teresa, o bairro mais charmoso do Rio.

 

Turismo em Brasília

Seguindo pelas capitais nacionais, chegamos em Brasília. Cidade modelo, com seu famoso projeto urbanístico de Lúcio Costa, paisagismo de Burle Marx e arquitetura de Oscar Niemeyer, conhecer Brasília é uma grande descoberta. 

Catedral de Brasilia – Imagem de David Mark por Pixabay

É possível fazer visitas guiadas nos prédios do Congresso Nacional, na Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal, todos na Praça dos Três Poderes. Muitas outras construções governamentais são abertas à visitação, como os palácios do Itamaraty e da Alvorada. Pela cidade também são muitas opções, como a belíssima Catedral Metropolitana, os arcos da Ponte JK, e a Torre de TV, com um visual panorâmico de Brasília. Com certeza, Brasília é uma ótima opção de turismo cultural no Brasil.

 

As atrações turísticas de Vitória

Saindo do eixo turístico tradicional, Vitória é uma cidade fantástica, que une em um só destino belas paisagens, ótima gastronomia e muitas opções culturais. Além da capital do Espírito Santo, é importante conhecer também a cidade de Vila Velha, uma das cidades mais antigas do país, com construções antigas como o Convento da Penha, construído no alto de um penhasco por volta do ano de 1560.

Vitória e Vila Velha, no Espirito Santo. Imagem de Flavio Santos por Pixabay

Para os apaixonados por cultura, Vitória tem muito mais a oferecer. Pelo centro histórico é possível visitar o Palácio Anchieta (1570) e a Catedral Metropolitana, com características neogóticas. A gastronomia da região também é muito apreciada, e tem forte influência do mar. A moqueca capixaba não pode ficar de fora de sua experiência por lá!

 

Viagem para Belém do Pará

Já que o assunto é gastronomia, vamos direto para onde todos os sabores da Amazônia se encontram. Um destino nacional único, Belém do Pará está na região final do Rio Amazonas, e recebe influência direta de diversas regiões da maior floresta tropical do mundo. No mercado Ver-o-Peso, na região portuária da cidade, é um lugar onde se pode encontrar um sem-fim de produtos naturais com cores, cheiros, sabores e texturas únicos.

Mercado Ver-o-Peso, em Belém do Pará. Imagem de Luciano Gemaque por Pixabay

Belém do Pará teve seu tempo de apogeu durante o ciclo da borracha, no início do século XX, e é desta época importantes construções que a fizeram ficar conhecida como a Paris  n’America. É desta época um ícone arquitetônico da cidade, o Theatro da Paz. No entanto, há muito mais a se conhecer na capital do Pará. O centro histórico é um museu a céu aberto, com casarios portugueses do século XVII ornamentados com azulejos coloridos, ou o Forte do Castelo. 

Além de Belém, a viagem vai ficar mais completa se você aproveitar para conhecer a Ilha de Marajó, que fica a apenas 2h em lancha rápida, e é uma outra experiência inesquecível.

 

Turismo em Curitiba

Outra capital imperdível é Curitiba, uma das melhores cidades do país para fazer turismo. Bem organizada, acessível e com opções para todos os gostos de viajantes, a capital paranaense tem atrações únicas. Os parques são belíssimos, como o Jardim Botânico e seu “palácio de cristal”, cartão postal da cidade. O centro histórico tem casario colonial,  ótimos museus e igrejas antigas, e muitas opções de gastronomia para atender os paladares mais exigentes.

Jardim Botânico de Curitiba. Imagem de Jerzy Andrzej Kucia por Pixabay

Curitiba tem também seu lado moderno. Uma expressão muito forte dessa modernidade está no MON, o Museu Oscar Nienmeyer, com obras permanentes de nomes como Andy Warhol, Tomie Ohtake, Tarsila do Amaral e Portinari. A Ópera de Arame, feita de estrutura tubular e vidro, é outra construção famosa da cidade, que junto ao parque cultural Paulo Leminsky formam um grande espaço dedicado à cultura.

 

E para os que gostam de mesclar cultura com natureza, Curitiba reserva ainda mais uma surpresa. É possível embarcar em um trem turístico que desce a bela Serra do Mar paranaense até chegar em Morretes, uma vila histórica e muito charmosa, com opções que vão desde trilhas e cachoeiras até provar um delicioso barreado.

 

Turismo em Recife

Pra fechar a nossa lista com chave de ouro, vamos para um dos pólos culturais mais efervescentes do Brasil: Recife.

Marco Zero de Racife. Imagem de Fabricio Macedo FGMsp por Pixabay

A capital pernambucana é uma fonte inesgotável de arte e cultura. A musicalidade é um dos pontos fortes, com seus ritmos que vão do frevo ao maracatu atômico de Chico Science. Pelas ruas da cidade, vemos as influências holandesas no urbanismo, mesclado com a influência colonial das construções do centro antigo.

Olinda, logo ao lado, é uma cidade tombada pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, que exala arte e cultura em suas ladeiras e vielas. Entre os casarões coloniais, é possível conhecer muitos ateliês e conhecer igrejas e conventos dos séculos XVI e XVII.

E isso porque nem começamos a falar da gastronomia!!

 

Gostou das nossas dicas? Com tantas opções, agora é só escolher por onde começar!

Na Carona Turística oferecemos pacotes de viagens exclusivos para todos estes destinos. Se quiser receber um atendimento personalizado e começar a planejar sua próxima viagem, mesmo que ela ainda demore um pouco para acontecer, entre em contato conosco.

 

Você pode conhecer todos os nossos destinos clicando aqui, e receber um atendimento personalizado para sua próxima viagem. Mesmo que ela ainda esteja distante!

 

×