O Dia dos Pais é uma data especial para demonstrar amor, carinho e gratidão a esse homem tão importante em nossas vidas. Neste blog, apresentaremos uma programação cultural satisfatória para tornar esse dia ainda mais especial, aproveitando o que São Paulo tem a oferecer. Monte seu roteiro para proporcionar um memorável fim de semana para seu pai.
Confira as dicas que trazemos para você e seu pai curtirem durante todo o fim de semana. Ah, e lembrando… o Dia dos Pais é dia 13/08!
– Le Pain Quotidien:
Comece o dia com um delicioso café da manhã em um dos mais charmosos cafés de São Paulo. O local preza por alimentos frescos, tendo relação com o próprio nome, que significa “o pão de cada dia”. Localizado em Higienópolis, conta com um cardápio variado e muito gostoso.
Após um belo e delicioso café da manhã, que tal uma caminhada pelo Parque Ibirapuera e conhecer a cultura que esse lugar nos oferece?!
– Parque Ibirapuera:
O Parque Ibirapuera é um parque urbano localizado na cidade de São Paulo. Em 2017, foi o parque mais visitado da América Latina, com aproximadamente 14 milhões de visitas, além de ser um dos locais mais fotografados do mundo. É um ótimo lugar para passear, respirar um ar puro e relaxar com seu pai.
. Pavilhão Japonês:
Dentro do Parque Ibirapuera, aproveite para conhecer o Pavilhão Japonês, que é um pavilhão histórico japonês com jardim, carpas e sala de chá, além de hall para exibição de obras de arte.
. Museu Afro Brasil:
O Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.
. MAM:
O Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Localiza-se sob a marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo, em um edifício inserido no conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer em 1954 e reformado por Lina Bo Bardi em 1982 para abrigar o museu.
. Restaurante Selvagem:
Depois de caminhar tanto – ou entre um museu e outro -, que tal parar para almoçar no restaurante Selvagem?! Instalado no portão 5, o Selvagem ocupa um espaço integrado à natureza, já que a área é aberta e em meio às árvores. Assinado pelo chef Filipe Leite, o menu investe em ingredientes brasileiros. Entre as entradas, destacamos o bolinho de mandioca com requeijão de corte e finalizado com molho agridoce de goiaba, e a pupunha e cogumelos grelhados com coalhada, baru torrado, lascas de queijo tulha, rúcula e mel, por exemplo. Já dá para imaginar o que esperar do prato principal, né?!
Agora, saindo um pouco do Parque Ibirapuera, mas não muito longe, trazemos uma sugestão incrível, tanto para a parte da tarde quanto para a parte da noite. O Museu de Arte Contemporânea, que conta com um belíssimo restaurante, do mesmo conjunto do Selvagem (restaurante citado acima).
– MAC:
O MAC USP possui um acervo de cerca de 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, objetos e instalações de importantes artistas como Modigliani, Picasso, Miró, Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, além de uma incrível coleção de arte italiana. Seu pai vai amar!
. Restaurante Vista:
O Vista Ibirapuera traz ao terraço do MAC USP o melhor da gastronomia brasileira em seus pratos elaborados pelos chefs Tuca Mezzomo e Pedro Oliveira. Restaurante moderno na cobertura com vistas para a cidade de São Paulo, além de drinques e pratos criativos.
Então, vamos nos distanciar um pouco dessa área e conhecer um pedaço do Japão em plena São Paulo, o bairro da Liberdade!
– Liberdade:
Um alto arco Torii vermelho marca a entrada da Liberdade, a região japonesa da cidade, onde as ruas são decoradas com lanternas. As opções gastronômicas incluem bares de sushi, lojas de ramen e barracas de macarrão yakisoba, bem como restaurantes chineses e coreanos. As lojas de presentes e os supermercados vendem quimonos, panelas e iguarias asiáticas importadas, enquanto a Feira da Liberdade, aos domingos, tem acessórios e artesanato.
Agora, que tal darmos uma volta pela mais completa avenida de SP? Essa avenida, que é um centro cultural da cidade, não pode ficar de fora da sua comemoração. E é claro que estamos falando dela: a Avenida Paulista.
– Av. Paulista:
A Avenida Paulista é o coração pulsante da cidade de São Paulo. Localizada no Bairro Bela Vista, o trecho de 3 km da Avenida Paulista é onde tem a maior concentração de centros culturais do estado. A Avenida Paulista é recheada de atrações culturais como museus, centros culturais, teatros, além de restaurantes para todos os gostos e muito movimento.
Mas então… o que fazer pela Av. Paulista?
. MASP:
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é um centro cultural e museu de arte brasileiro concebido em 1947 idealizado pelo jornalista paraibano Assis Chateaubriand. Com certeza é um dos museus mais importantes da cidade de São Paulo, do Brasil e do mundo. Se o seu pai não conhece, tenho certeza que ele vai amar!
. A Baianeira:
Dentro do MASP você encontra uma belíssima opção para almoçar com seu pai. Como sugere o nome, o restaurante é de tradições e costumes baianos, trazendo muito sabor e força ao prato.
. IMS:
Outra opção de museu é o Instituto Moreira Salles, que é um edifício imponente com fachada de vidro, exibições fotográficas, biblioteca, café e vista da Avenida Paulista.
. Japan House:
Além dessas duas opções, temos a Casa Japonesa, ou melhor, a Japan House. Criada pelo governo japonês, o projeto Japan House é um ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa para a comunidade internacional. Aqui você vai aprender sobre o país oriental por meio da arte, cultura, negócios, turismo, educação, esportes, ciência e tecnologia.
. Itaú Cultural:
O Instituto Itaú Cultural, criado em 23 de fevereiro de 1987, tem por objetivo o mapeamento de manifestações artísticas, incentivar a pesquisa e produção artísticas e estudar teorias relacionadas aos mais diversos segmentos culturais.
. Sesc Paulista:
O Sesc Paulista é um centro de cultura e lazer localizado na Avenida Paulista. Com três eixos centrais – corpo, tecnologia e arte -, o prédio divide suas atividades em seus 17 andares, abrigando oficinas, apresentações, exposições, entre outras atividades. Além disso, ele conta com um rooftop no último andar, onde você pode apreciar a vista, comer e beber alguma coisa e dar uma relaxada.
Por fim, falaremos da área da Pinacoteca e adjacências. Um lugar grandioso que carrega muita história e cultura.
– Pinacoteca:
A Pinacoteca é um dos mais importantes museus de arte do Brasil e o mais antigo do estado de São Paulo. Ocupa um edifício construído em 1900, no Jardim da Luz, centro de São Paulo, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios.
. Pinacoteca contemporânea:
A Pinacoteca de São Paulo expandiu e agora ganha um novo espaço expositivo, ainda mais sustentável e acolhedor: a Pinacoteca Contemporânea. Integrado aos edifícios já existentes, a Pina Luz e a Pina Estação, este terceiro prédio consagra o museu de arte brasileira como um dos maiores da América Latina e potencial para receber mais de 1 milhão de visitantes por ano.
. Parque da Luz:
Perto da Pinacoteca, um parque que tem como referência e faz alusão ao Jardim de Luxemburgo, em Paris, pois suas arquiteturas são bem parecidas. O Jardim da Luz é um espaço público, caracterizado como jardim ou parque público, localizado na avenida Tiradentes.
. Museu da Língua Portuguesa:
A história e evolução do idioma são contadas de forma interativa numa ampla e moderna área de exposição.
. Mercadão:
Você simplesmente não pode estar em São Paulo e não dar uma volta pelo Mercadão. É como se fosse uma lei dar uma passada por lá, principalmente no Dia dos Pais. Para não haver brigas, o Mercadão oferece um leque de opções em diferentes âmbitos, como: música, comida e comprinhas.
Pais, vocês são os pilares de nossas vidas, os heróis silenciosos que nos guiam e protegem, mesmo nos momentos mais difíceis. Vocês nos ensinam lições valiosas, nos inspiram a alcançar nossos sonhos e nos apoiam em todas as nossas jornadas. Suas palavras sábias ecoam em nossas mentes, e seus gestos amorosos permanecem em nossos corações para sempre.
Aos filhos, lembrem-se de demonstrar seu carinho e apreço a esses heróis que são cuidadores de pais. Digam-lhes o quanto os amam, compartilhem momentos de alegria e construam memórias que durarão para sempre. A vida é efêmera, e cada instante que passamos com nossos pais é um tesouro inestimável. E para os pais, saibam que seu amor incondicional é o maior presente que podem oferecer aos seus filhos. Sua presença e envolvimento são insubstituíveis, e a conexão que compartilhamos é um vínculo sagrado que transcende o tempo e a distância.
E por hoje, é só. Clique aqui e fique por dentro de todas as nossas viagens. Temos os melhores roteiros para você.
Com isso, fique por dentro, também, dos nossos blogs! Tem muito conteúdo bacana! Certeza que você vai amar.
Gostou? Então entre em contato conosco para ficar por dentro das próximas viagens!
Por e-mail, no [email protected], ou clique aqui para um atendimento via WhatsApp! Conte com a gente para as melhores viagens da sua vida!
Até a próxima quinta-feira!